quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Jeitinho brasileiro

Já paraste na fila, recebeste uma ficha e aguardaste atendimento. Agora é impressionantemente bem atendido no guichê número 5 de um CFC. Enquanto preenche alguns documentos percebe a presença de um idoso, que se dirige à atendente:

- Pois é, não deu de novo, o exame médico. (Laura sempre “discreta” faz cara de espanto)

- Hum, mas por causa do grau dos seus óculos? Questiona a atendente.

- sim, por causa dos óculos. O que eu faço agora?

- o Sr. Deve ir realizar uma nova consulta com seu oftalmologista  e então voltar aqui.

- mas, eu já fiz DUAS VEZES!

- O que o médico que te avaliou disse?

- disse pra mim ir no oftalmologista ou ver outro médico. (não entendo o que ele quis dizer até que...)

- AAAH, SIM! O Sr pode vir fazer O exame com outro médico. Fora este de hoje temos outros 3, tu só tens que ligar pra cá antes de vir pra saber quem tá fazendo.
...

Viram o que eu vi? Quer dizer que tudo bem o médico A ter atestado que és semi cego, o B, C, ou D, pode te “passar” no exame médico. Enquanto isso se sabe de trezentas pessoas que rodam sem motivos válidos na prova prática.

Fiz o que tinha que fazer, paguei o boleto do banco do estado do Rio Grande do Sul nas bancas e vim para casa, perplexa. Admito que deva ser realmente ingenuidade minha, mas me irrita profundamente que no Brasil as coisas sejam resolvidas assim, na base do ‘jeitinho’, da tão ridiculamente evidenciada malandragem.

Nós, gaúchos, temos a mania e o orgulho de dizer que temos uma cultura diferente do resto do país. A meu ver é só até o momento em que essa postura nos favorece, porque caso seja preciso, também sabemos as “melhores maneiras” de se tirar proveito de uma situação. Também se fossemos tão exemplares não haveria de ter qualquer tipo de corrupção e muito menos escândalos envolvendo DETRAN+GOVERNO DO ESTADO, e que hoje (20/12) se tornaram ainda mais claros para mim.

Não assumo aqui nenhuma preferência política. Acredito nos ideais do iluminismo que surgiu na França do século XVIII, e que tem como lema “igualdade, liberdade e progresso”. Estes por coincidência seguem uma lógica positivista, e que POR ACASO, é o mote do pensamento filosófico político DESTE país. Agora se estes estão sendo seguidos?

Acho que me dei conta de mais uma falha no sistema. 

2 comentários:

  1. não sei bem o que comentar.
    mas uma vez eu estudei augusto comte, a constituição de júlio de castilhos no rio grande do sul etc, e só sei dizer que positivismo é uma merda.

    ResponderExcluir
  2. A história é triste, mas nem um pouco surpreendente. Vinda do Detran, o maior poço de corrupção deste e de todos os governos que f... o estado nos últimos anos, nada de novo.

    Mas é realmente bizarro imaginar que isso é tratado assim, a "céu aberto", como se não fosse nada de mais.

    ResponderExcluir