sábado, 11 de dezembro de 2010

Ótimo presente

É engraçado como pequenos eventos “quebram as tuas pernas”. No meu caso foi um presente, que ganhei de aniversário de uma grande amiga, que conseguiu fazer isso comigo. Acontece que eu já havia pensado em como escreveria o post pós-abandono, mas simplesmente apaguei da minha memória.

Ela me presenteou com um livro, de um bestseller que ela gosta muito, que ainda não leu. Eu fiquei muito feliz com o que recebi e tratei de terminar de uma vez pro todas o que ainda estava lendo. Não terminei.

Comecei a ler ‘O Castelo nos Pirineus’ super empolgada, era completamente diferente do que eu havia preconizado, e eu estava gostando muito. Acontece que lá pela metade, eu já tava ficando de saco cheio daquela história. O Jostein Gaarder (sim, eu não sou ninguém para criticá-lo) a meu ver, insistia em uma discussão, entre os personagens, que já havia sido feita, e que pra eu já tinha se tornado viajandona e longa demais.

Solrun e Stein são dois amigos de longa data que por um acaso do destino se reencontraram, já casados/formados/comfilhos, no mesmo hotel onde haviam se hospedado quando fizeram uma viagem juntos. Foram um casal que passou 2 anos juntos viajando (em todos os sentidos) pela Noruega. Através de uma série de emails eles retomam o contato e passam a discutir sobre os dias que passaram juntos e sobre espiritualidade, crenças e, claro, filosofia. Como disse, mais ou menos no meio do livro, a grande pauta dos emails dos dois, é aquela básica premissa da filosofia do: “quem sou, para onde vou, o que é consciência, o que é o mundo...” eu por ser muito objetiva, já não estava mais interessada.

Persisti e quando menos esperava estava encantada pela história novamente, e foi ai que eu comecei a pensar que esse post seria sobre o livro. Tive uma idéia provavelmente muito melhor do que este resultado final, mas quando cheguei no último capitulo a história parece romper com o que tu acredita que seja o final. Surpreendente.
Não vou contar como termina, apenas faço o relato de que, mesmo que o Castelos nos Pirineus possa ser maçante em alguns pontos, o final faz com que tu te sinta feliz em ter continuado. A obra é apesar de tudo bem concisa e ainda com todos os pesares consegue prender a tua atenção. Eu com certeza indico, coisa que já fiz durante essa semana inclusive.

No mais, peço desculpas pela falta de comprometimento comigo mesma, porque afinal, quem mantém esse blog sou eu e, portanto é minha responsabilidade deixá-lo em dia. Espero, de verdade, que alguém tenha sentido falta, caso contrario não me avise, prefiro nem saber! Hahaha

Fica aqui a promessa de voltar o mais breve possível!

O Castelo nos Pirineus – Jostein Gaarder.
Editora : Cia das Letras.

Laura.

4 comentários:

  1. fico feliz que a história tenha te surpreendido. dá um medinho de comprar um livro de presente e ele acabar sendo só mais que a pessoa vai ler e logo depois esquecer...

    quase tudo que já li desse autor é mais ou menos assim: história bonitinha, uma sequencia de questionamentos filosóficos maçantes, e aí alguma coisa que te deixa encantado pelo livro.

    beijinho, laura!

    ResponderExcluir
  2. ah, esqueci de dizer, os feeds do teu blog tão no meu reader, mas como minhas leituras tão sempre atrasadas, me avisa quando tiver post novo aqui, viu?

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito desse teu blog =]
    teu modo de escrever da vontade de ler até o final
    tem blogs que nao da pra querer as vezes...
    eu um dia ainda vou ser blogueiro hehehe
    mas me falta o mais importante... um nome
    que me impolgue e um tema...

    bjusssss

    ResponderExcluir
  4. Oii, bom, tive que passar aqui depois das tuas palavras de orgulho para o teu irmão, e nao pude deixar de futricar! Adorei o blog ;)

    aa e sobre o livro "O Catelo nos Pirineus" eu comecei a ler, mas nao consegui ir até o fim, é como "O Mundo de Sofia", bom e mts vezes maçante. "O Castelo nos Pirineus" nao foi mt diferente, acabei parando e deixei o livro de lado, enfim, o livro acabou no sebo... fico contente em saber que alguém que eu conheço leu e gostou!!

    ResponderExcluir